quinta-feira, 23 de março de 2017

Boneco de papel articulado para Páscoa


Boneco articulado de papel para imprimir e montar:
Pintinho e Ovo da Páscoa.

O boneco pode mexer as asinhas, patas e cabeça.

Qual você prefere: A versão colorida ou a de colorir?

Faça o download abaixo:







1. Colorido (Link para baixar as duas páginas em PDF)

Ou pode baixar em JPG (em menor qualidade):





2. Para Colorir (link para baixar as duas páginas em PDF)

Ou pode baixar em JPG (em menor qualidade):




Instruções:

Após imprimir (e colorir), recorte as partes do boneco, fure os locais indicados (os pontinhos pretos) e una as articulações.
*É recomendado imprimir em papel com maior gramatura (papel mais grosso) como papel-cartão ou papel de scrapbook.


Para fazer os furos, use um agulhão, ou uma agulha de costura comum (quanto maior, melhor), ou a ponta de um compasso. Coloque um papelão por baixo  para facilitar o furo e não rasgar o papel

Juntando as peças: Você pode usar mini colchetes (também chamados de mini brads ou colchetes bailarinas), ou pedaços pequenos de arames fininhos (aqueles que vem em embalagem podem servir) ou ainda amarrar com linha.

Para juntar as peças com arame, passe o arame entre os buracos, e faça espirais nas pontas.



Envelope:
Passe cola apenas nas bordas de cor cinza e dobre



Veja o passo a passo:


Simbolismo

Tanto o ovo como o pintinho são símbolos da Páscoa porque representam o nascimento de uma nova vida.

Os ovos tornaram-se símbolo oficial da Páscoa no século 18, mas a simbologia do ovo é bastante antiga, anterior ao Cristianismo.
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Os egípcios  distribuíam ovos no início da nova estação.  Muitos séculos antes de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início da primavera.

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. E o ovo passou a ser um símbolo da ressurreição de Cristo.



Pintinhos Coloridos


Durante a época da Páscoa, alguns locais costumam vender pintinhos tingidos de várias cores como presente para crianças.
Em vários casos, essas aves são tingidas com tintas tóxicas, podendo levar à cegueira, intoxicação, entupimento das vias respiratórias e até a morte.
“Existem dois modos de colorir esses animais, a primeira delas é a tintura injetada no ovo ainda no 18º dia de incubação. Os filhotes podem ser também pulverizados ou mergulhados na tinta, logo que nascem. Essa última técnica é a mais utilizada no Brasil. Feita de uma forma errada, ambas as técnicas são prejudiciais”, diz a veterinária Cibele Assis. (http://g1.globo.com)

Mesmo que a tintura acabe não prejudicando os pintinhos, essa prática é um desrespeito à vida dos animaizinhos. Vendidos para entreter crianças pequenas por alguns poucos dias, depois são logo descartados. Assim que a tinta desbota, as crianças perdem o interesse nos pintinhos, isso, se eles sobreviverem a mais de um dia sendo tratados como brinquedos, além da toxicidade do tingimento.

Será que presentear uma criança com um animal sem pensar no futuro desse animalzinho realmente está ensinando o significado da Páscoa e a valorização da vida?

Para dar um presente comemorativo, dê um bichinho que seja realmente de brinquedo ;)



Curiosidade:

Os pintinhos aprendem a "conversar" ainda de dentro dos seus ovos.
A mamãe galinha ensina seus filhotes mesmo antes deles chocarem. Ela cacareja baixinho para eles enquanto sentadas sobre os ovos e eles piam de volta para ela e até para outros pintinhos (também dentro dos ovos).

Leia mais sobre Galinhas/Galos


Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ovo_de_P%C3%A1scoa
http://exame.abril.com.br/mundo/pintar-os-ovos-pode-mas-e-os-pintinhos/
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2014/08/pintinhos-coloridos-artificialmente-sao-vendidos-em-feira-popular-em-mg.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...