domingo, 7 de agosto de 2016

Marcadores de Livros: Papais Animais

Dois marcadores para imprimir, colorir e recortar comemorando o dia dos pais:
Papai sagui com seus dois filhotinhos nas costas e papai e bebê pinguim.
Todos merecem e pedem por respeito: "Queremos um mundo com mais respeito aos animais!"

Link para download abaixo:


Download Marcadores de Livros: Papai Sagui e Papai Pinguim


Instruções: 

Você pode imprimir em papel colorido, branco ou reciclado*.  É melhor colorir antes de recortar (caso queira colorir). Recorte os marcadores e as linhas dos braços em destaque (linhas mais grossas). Cole frente e verso, com cuidado para não colar os bracinhos semi-recortados (eles precisam ficar soltos para “agarrar” as páginas dos livros :)

Marcadores de livros: Papai sagui carregando dois filhotes nas costas e papai pinguim com seu bebê
*É recomendado imprimir em papel com maior gramatura (papel mais grosso) como papel-cartão ou papel de scrapbook.

Sobre os papais

Papai Sagui
Os saguis machos são pais exemplares. Ajudam durante o parto, agindo como verdadeiras parteiras observando de perto o nascimento e até mordem o cordão umbilical. Depois que os filhotes nascem (eles costumam nascer  em dois), a mamãe sagui exausta se distancia para descansar e o papai sagui assume a responsabilidade. É ele quem carrega os filhotes nas costas até estarem mais crescidos.


Pinguim-Imperador
Depois que a mamãe pinguim põe o ovo, para se recuperar nutricionalmente ela retorna ao mar para se alimentar por um período de até dois meses. Cabe ao papai pinguim garantir que o ovo se mantenha aquecido. Ele passa esses dois meses equilibrando o ovo entre os topos de seus pés e a sua barriga, sem se alimentar. Precisa ser bastante cuidadoso para não soltar o ovo nem o deixar exposto ao frio. Se a pinguim mamãe não tiver voltado depois que o ovo choca (ela alimentaria o bebê regurgitando o conteúdo do estômago), o pai o alimenta a partir de secreções de uma glândula do seu próprio esôfago, mesmo sem ter se alimentado há meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...